sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Binóculos - A Verdade

Um binóculo de qualidade é um instrumento que lhe dará uma enorme satisfação de uso durante muitos anos. É útil conhecermos as suas características mais importantes na altura de decidir qual comprar. Existem à venda modelos muito parecidos com grande diferença de preço, por exemplo, um binóculo de 100 reais pode ter um aspecto exterior parecido com um de 500 reais ou mais. A diferença estará na qualidade ótica, nos tratamentos anti-reflexo, robustez mecânica, etc.

Marcas
Hoje a maioria dos binóculos e telescópios comercializados no mundo são fabricados na China.
Neste mercado de binóculos temos todo tipo de equipamento. Desde modelos excelentes até os descartáveis, verdadeiros lixos óticos. E não se deixe enganar pelas marcas pois atualmente, mais de 95% dos binóculos vendidos com marcas dos Estados Unidos, Japão e Europa são fabricados na China.

Tasco, Bushnell, e outras tradicionais marcas não mais fabricam seus produtos, apenas colocam suas marcas, assim como diversas outras empresas passaram a usar este artifício, encomendando binóculos com seus nomes. Veja a Brunton, que fazia bússolas, agora também usa usa marca em binóculos, a Zhumell e Barska nem existiam e agora também são ótimas marcas de binóculos. A Celestron que sempre teve seu nome ligado a telescópios, agora pela mesma forma, coloca sua marca em binóculos fabricados na China. A Nikon, tem a maioria de seu binóculos fabricados na China. Além do que, estes fabricantes chineses, tem suas próprias marcas de qualidade, como a Lugan, a Leidory, a Nikula, a Sumax, a Sierra, fabricadas nos mesmos locais e pelos mesmos fornecedores, com a mesma qualidade e padrão das marcas citadas anteriormente. Se você observar atentamente, verá binóculos destas marcas muito parecidos um com o outro, pois na realidade são feitos no mesmo lugar com a mesma tecnologia e qualidade. Somente alguns raros binóculos ainda são fabricados nos Estados Unidos, Japão e Europa. Normalmente são modelos de qualidade, porém com um altíssimo custo. E na China produtos com esta mesma qualidade, são fabricados à preços muito menores. No ramo dos produtos opticos, o custo esta diretamente ligado a qualidade, embora nem sempre, custo significa garantia de qualidade.

O que significam os números?
Todos os binóculos são identificados com dois números como 8X40, 10X50, 16x50 ou outros parecidos. O primeiro número indica o aumento e o segundo o diâmetro das objetivas (as lentes da frente). Um aumento de 8X significa que a imagem parece estar 8X mais perto quando observada pelo binóculo. A lua parece 12 vezes mais perto num binóculo 12X50, o seu diâmetro vê-se 12 vezes maior que a olho nu. No caso de binóculos com zoom variável sua descrições mudam, como 10-30x50, 12-45x70, 25-125x80, onde os dois primeiros números significam a variação de seu zoom(potência) e o terceiro, o diâmetro das su objetivas (as lentas da frente). Para um binóculo que se segura na mão recomenda-se aumentos de 7 a 16 vezes porque com maiores aumentos a imagem treme demasiado tornando-se necessário apoiar o binóculo em qualquer superfície estável ou adaptá-lo a um tripé. Quanto ao diâmetro das lentes, os mais usados estão compreendidos entre 20 e 70 (em milímetros) sendo de considerar maiores diâmetros apenas se se tenciona usar o binóculo para astronomia porque maiores diâmetros implicam maior poder de captação de luz. No entanto, um binóculo com objectivas de 40 ou 50 mm de diâmetro já permite ver muito mais estrelas que a olho nu e é um ótimo investimento para quem se interessa por astronomia, porque sempre será utilizado mesmo que mais tarde se invista num telescópio. Dentre estes o de 10X50 é o ideal para a observação do céu, mas também um 7X50 ou um 8X40 (também comum na versão 8X42) servem bem. Os binóculos com zoom tem grande aplicação em observações urbanas e em segurança. Este tema tem um bom desenvolvimento.

Atenção para não ser enganado
Apesar do informado acima, muitos fabricantes de baixa qualidade, enganam os consumidores maquiando o modelo com códigos que parecem especificação. Quando se lê num binóculo 10X50 de um fabricante sério quer dizer que esse modelo tem capacidade de ampliação de 10X ou 10 vezes e uma lente frontal ou objetiva de 50mm. Veja o caso por exemplo um Binóculo SAKUDA RONDA 20-180x100 ou outros . Veja que a lente frontal de 70mm realmente não condiz com a realidade dos 100mm informado nele, nem mesmo sua potência é de 20 a 180x, ou seja é um binóculo maquiado e de baixa qualidade e vendidos a preço irrísório, pois são descartáveis. E isto acontece, principalmente no Mercado Livre, onde vendedores inescrupulosos, escrevem coisas tipo: binóculo de metal maquinado, construído com plástico naval, com tampa à prova d'água. Descrevem binóculos vendidos em sinaleiros, de baixíssima qualidade, como se fossem militares, à prova d'água, visão noturna, entre outros absurdos. E existem os que ainda caem nestes golpes. SAIA DESSA!

Prismas
Em cada um dos dois tubos de um binóculo, a luz entra pela objectiva e vai até à ocular passando por um sistema de prismas. Os dois sistemas mais habituais são os de prismas tipo "Porro" e os de "Roof", originando dois tipos de binóculos que diferem também no seu aspecto exterior. Os binóculos que usam prismas "roof" têm os tubos rectos resultando num design mais compacto. Os binóculos com prismas Porro têm o vulgar aspecto do tubo estar dividido a meio.Independentemente do preço, o tipo de Porro oferece mais opções de aumentos e diâmetros de objectivas. Estes são também geralmente mais cómodos de segurar na mão e de adaptar a um tripé. O tipo de vidro usado também é importante. Existe os que usam vidro BK7 (borosilicato) enquanto outros usam vidro BaK4 (crown de bário). Os dois sendo de qualidade propiciam imagens de ótima qualidade Os prismas de BaK4 são um pouco mais caros e por isso também os binóculos que os usam são mais caros. No entanto existem binóculos de prismas BK7 com ótima qualidade óptica e não se deve deixar de considerar um binóculo só pelo tipo de prisma que usa.

Emergência pupilar e campo de visão
Estas duas características estão relacionadas com as oculares. O campo de visão é dado em graus ou pela largura do campo a uma determinada distância. Um binóculo com um campo de visão largo é mais confortável pois permite uma observação mais "panorâmica". A maiores aumentos correspondem menores campos de visão. Alguns binóculos com maior campo de visão têm a inscrição "wide field" ou "wide angle". A emergência pupilar é a medida da distância à qual os olhos devem estar para observar todo o campo de visão. Uma emergência pupilar curta é incómoda e torna o uso do binóculo difícil para quem usa óculos. Lembre-se que se usar óculos e não tiver astigmatismo, o melhor é observar sem os óculos e usar o mecanismo de focagem do binóculo.

Saída de Pupila
Se segurar um binóculo à distância dos braços pode observar um circulo brilhante centrado em cada ocular. A este circulo dá-se o nome de pupila de saída. Para que toda a luz que emerge das oculares seja aproveitada, o diâmetro da pupila de saída não deve ser superior ao diâmetro da pupila do olho do observador.
Durante o dia, um olho normal tem uma pupila com diâmetro de cerca de 3 mm, que se dilata à noite até um valor de 6-7 mm. Por isso, são de evitar pupilas de saída com diâmetro superior a 7 mm, até porque o diâmetro pupilar do olho diminui com a idade e aos 50 anos um pupila no escuro estará mais perto dos 5 mm.Calcula-se o diâmetro da pupila de saída dividindo o diâmetro da objectiva pelo aumento (por exemplo, num 8X30, divide-se 30 por 8 e dá uma pupila de saída de 3,75 mm de diâmetro).

Tratamento Anti-reflexos
Um aspecto influente na qualidade da imagem são os tratamentos anti-reflexo na superfície das lentes. Para permitir que a máxima quantidade de luz alcance o olho, com mínimo de reflexos, melhor contraste e detalhe, cobrem-se as lentes com uma ou mais camadas (quantas mais melhor) de material anti-reflexo, normalmente fluoreto de magnésio. Esta cobertura é uma película microscópica que se obtém depositando o material sobre as lentes numa câmara de vácuo. Comparada com uma lente normal, uma lente com tratamento anti-reflexo fica mais invisível e o pouco reflexo que ainda apresenta tem uma tonalidade azul, verde, vermelha ou outra. Geralmente os melhores anti-reflexos apresentam um tom residual levemente esverdeado. São habitualmente usadas as seguintes denominações:

Coated - Algumas lentes e prismas têm tratamento.
Fully Coated - Todas as superfícies vidro-ar têm tratamento.
Multi Coated - Uma ou mais superfícies de uma ou mais lentes foram tratadas com múltiplas camadas.
Fully Multi-Coated - Todas as superfícies vidro-ar foram tratadas com múltiplas camadas.

Nota:
Alguns binóculos apresentam objetivas com coberturas vermelho forte Rubi que por vezes são confundidos com binóculos de infravermelhos para visão noturna mas obviamente não o são. Este tipo de tratamento não é tão eficientes na astronomia, embora possam ser usados, pois à noite perdem um pouco a capacidade de transmissão de luz. Este tratamento visa diminuir a transmissão do azul para aumentar o contraste em situações de muita luz como na neve ou na praia. Ou seja, os binóculos com lente Rubi não possuem um ótimo desempenho na Astronomia, embora durante o dia seja imbatível. Os com lente verdes, azuis ou incolores, tem melhor desempenho à noite, porém não tem o desempenho dos Rubi, durante o dia.

Focagem
O mecanismo de focagem deve ser simples de atuar, sem esforço mas suficientemente rígido para que não se mova sem necessidade. O melhor é um mecanismo central que mova ambas as oculares ao mesmo tempo, suplementado por focagem independente numa das oculares para permitir compensar alguma diferença entre os dois olhos (anisometropia). Existem alguns modelos de foco fixo que são mais simples de usar pois são pré-focados de fábrica e não têm mecanismo de focagem, mas por isso mesmo, menos versáteis. Não confundir esta característica com auto-focus.
Adaptação a um tripéTodos os binóculos com qualidade mínima devem permitir a adaptação a um tripé, excepto os compactos cuja filosofia de utilização é diferente. Como se vê na foto, normalmente existe na parte de frente do veio central uma tampa redonda que esconde uma rosca normalizada com a mesma dimensão das que existem no fundo das câmaras reflex. O acoplamento ao tripé faz-se com um adaptador ou pode mesmo ser possível fazê-lo directamente.

Conclusão
Um binóculo deve ser comprado sobretudo de acordo com o uso que se lhe vai dar, o que influencia características como o diâmetro das objectivas, o aumento e outras. De um modo geral, devem ser evitados aumentos superiores a 10X porque a imagem tremerá ao usar-se o binóculo na mão.
Para uso geral, binóculo 8X30 ou 8X40 são uma ótima escolha. Estes também são bons para observar estrelas, mas se a idéia principal é essa pode também pensar-se num de 50 mm, com aumento entre 7X e 10X. Se o que se pretende é comodidade de transporte enquanto por exemplo se fazem passeios a pé ou viagens, são de considerar os compactos 8X25, 10X25 ou outros do género, que não incomodam nem fazem peso e estão lá quando necessitamos deles.A focagem central e também de compensação numa das oculares são essenciais em qualquer binóculo digno desse nome. Exceto talvez nos modelos compactos, deve-se procurar adquirir um com possibilidade de adaptação a um tripé, ainda que se deixe para mais tarde a compra desses acessórios.
A qualidade dos anti-reflexos, o vidro e o tipo dos prismas, a precisão na produção dos componentes ópticos, o controle de qualidade, são factores que influenciam o custo final e um bom instrumento em todos estes aspectos nunca pode ser o mais barato.

Cuidado
Em alguns sites, como no Mercado Livre, aberto a vendedores diversos, encontramos modelos tipo SAKUDA / RONDGA 30-260x160. FUJA DESSES MODELOS. Pois basta ver o diâmetro da objetiva para ver que ele não tem 160mm, e nem aumenta de 30 a 260 vezes. Isso simplesmente não existe, ou seja você esta sendo enganado. Você vai jogar dinheiro no lixo e perder seu precioso tempo.

Binóculos com Visão Noturna
Nunca compre um binóculo de visão noturna sem a devida autorização. Essa prática é considerada crime inafiançavel de tráfico de armas. Para mais informações sobre binóculos de visão noturna visite o site abaixo da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, Exército Brasileiro:DFPC - http://www.dfpc.eb.mil.br/paginas/index.html